segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pleonasmos, despleonasmos e erros de pronúncia.

Alguns o caracterizam como um vício de linguagem(http://pt.wikipedia.org/wiki/Pleonasmo), outros como uma figura de linguagem; mas para mim é uma burrice total.
Muitas vezes eu me pergunto: Pra que a repetição desnecessária e até mesmo exagerada de uma mesma informação em uma mesma fala?
Isso me intriga tanto que eu e meus colegas resolvemos até fazer uma lista das  pronúncias erradas e dos pleonasmos praticados dentro de sala de aula..!
E foram tantos erros(muitos repetitivos) que tivemos que fazer uma outra lista no bimestre sucessivo.
Aí vão alguns deles:
submercado = Supermercado
escola opcional = Escola Profissional
númuru = Numero
picíza = Precisa
pô favor = Por favor
mai longi = Mais longe
brasileiro ou do Brasil
popolação = População
fato real
FHC quis estatizar as empresas do governo
tistimunha = testemunha
prateia = Plateia
dipois = Depois
presente momento de agora de hoje
fato verídico
amanhã daqui uns 2 dias
Taxa mensal de 4% ao mês
voltar pra trás
uma ação que aconteceu no passado
inimaginável de imaginar
cumeçou = Começou
repiti di novo

E aí vão alguns outros absurdos:
  • "quero te ver com meus olhos...",
  • "...e com os ouvidos te ouvir "
  • Amanhecer o dia.
  • Almirante da marinha.
  • "Prefeitura municipal.
  • Goteira no teto.
  • Vereador da cidade
  • Surpresa inesperada.
  • Encarar de frente
  • Anoitecer a noite.
  • Trio de três
  • Entrar para dentro.
  • Cursar um curso.
  • Monopólio exclusivo.
  • Um plus a mais.
  • Descer pra baixo, subir pra cima
  • Eu vou sair para fora
  • Enxame de abelhas
  • Multidão de pessoas
  • Cardume de peixes
  • "Vamos fugir para outro lugar"
  • "De jeito maneira, não quero dinheiro"
  • "Eu nasci há 10 mil anos atrás"
  • Planos para o futuro
  • Hábitat natural
  • Prefeitura Municipal (No Brasil só existem prefeituras nos municípios. Aliás, ainda bem!)
  • Conviver junto. (É possível conviver separadamente?)
  • Sua autobiografia. (Se é autobiografia, já é sua)
  • Sorriso nos lábios. (já viu sorriso no umbigo?)
  • Labaredas de fogo.
  • Pequenos detalhes (se é detalhe, então já é pequeno. Existem grandes detalhes?)
  • Despesas com gastos
  • Encarar de frente
  • Países do mundo. (e de onde mais podem ser os países?)
  • Viúva do falecido. (até prova em contrário, não pode haver viúva se não houver um falecido)
  • Ambos os dois
  • Menos 10°C abaixo de zero
  • Chulé no pé 
Vai aí também um vídeo bem famoso com alguns dos pleonasmos mais burros ( ops, pleonasmo!!!!!!):

Nenhum comentário:

Postar um comentário