domingo, 17 de outubro de 2010

Curiosidades

Você sabia que jogar futebol já deu cadeia?
Isso aconteceu na Inglaterra, no século XIV. O rei Eduardo II baixou uma lei que proibia a prática do futebol. Quem não cumprisse a determinação, seria preso. A lei foi justificada com o argumento de que o futebol era fonte de grande perturbação.



Em maio de 2007 um britânico chamado Tony Wright se manteve acordado por 11 dias consecutivos.
Ele manteve os olhos abertos bebendo suco de cenoura, banana, abacate, abacaxi e comendo nozes.
O exaustivo feito quebrou o recorde mundial de 1964 de Randy Gardner de um pouco mais de 10 dias e meio sem sono.
Nenhum dos campeões conseguiu entrar no Livro Guiness dos Recordes. O livro incansável de recordes não recompensa vencedores de concursos de privação de sono por causa dos possíveis riscos para a saúde de tais empreendimentos.
Alguns mamíferos como os filhotes de golfinhos e baleias orca podem ficar meses sem dormir. Mas para a maioria das pessoas, apenas uma noite ruim de sono pode desencadear variações de humor e irritabilidade. Falta de sono pode levar à baixa capacidade de contração e de tomada de decisões. Operar máquina ou dirigir seu carro com pouco sono é perigoso. Períodos mais longos de privação de sono podem levar a alucinações, problemas de visão e paranóia.


Assoar o nariz para aliviar a coriza pode ser algo natural, mas algumas pessoas dizem que não faz bem, revertendo o fluxo de muco para dentro dos seios paranasais e desacelerando a drenagem.
Contra-intuitivo, talvez, mas pesquisas mostram que é verdade.
Para testar a ideia, Owen Hendley e outros pesquisadores de doenças pediátricas infecciosas da Universidade da Virgínia conduziram exames de tomografia computadorizada e outras medições enquanto os participantes tossiam, espirravam e assoavam seus narizes. Em alguns casos, os participantes recebiam algumas gotas de uma tintura opaca dentro de suas cavidades nasais posteriores.
Tossir e espirrar geraram pequenas pressões (ou pressão nenhuma) nas cavidades nasais. Mas assoar gerou uma pressão enorme – "o equivalente à leitura de pressão arterial diastólica de uma pessoa", diz Hendley – e empurrou muco para dentro dos seios paranasais todas as vezes. Heldley afirmou que não ficou claro se isso foi danoso, mas acrescentou que, durante a doença, isso poderia levar vírus ou bactérias para dentro das cavidades, e possivelmente causar mais infecções.
O método mais adequado é assoar uma narina por vez e utilizar descongestionantes, disse Anil Kumar Lalwani, diretor do departamento de otorrinolaringologia do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York. Isso evita o desenvolvimento de pressão excessiva.
Assim, assoar o nariz pode criar um aumento da pressão excessiva nas cavidades nasais.


Um complexo subterrâneo foi localizado sob a pirâmide de Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacán, conforme divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicana (INAH).
A construção, composta por um túnel, daria acesso a uma série de galerias sob o templo dedicado a uma das principais divindades astecas, com aspectos de serpente e de pássaro.
Segundo os arqueólogos, a entrada do complexo estaria há 12 metros de profundidade e foram necessários oito meses de escavações para descobri-la.
Os especialistas acreditam que o local pode conter os restos de governantes da antiga cidade no centro do México.
A entrada do túnel teria sido fechada há 1,8 mil anos pelos habitantes e a estrutura é anterior à construção do tempo de Quetzalcoatl. O local recebia oferendas diversas como ornamentos fabricados com conchas, jade, ardósia e obsidianas.
Ao todo, o complexo teria 100 metros de profundidade. Descoberto em 2003 por Sergio Gómez e Julie Gazzola, o complexo só pode ser explorado após sete anos de planejamento e captação de recursos financeiros. A equipe que realizou o trabalho é composta por 30 profissionais. / G1


Para as mulheres atraírem os homens devem usar roupa vermelha, já os homens com cicatrizes são mais atraentes para mulheres que procuram relações de curta duração, descobriram cientistas.
Anteriormente se pensava que a cultura ocidental considerava as cicatrizes uma característica indesejada, enquanto culturas que não são do ocidente as consideram como um sinal de maturidade e força, segundo cientistas da Universidade de Liverpool e Stirling, no Reino Unido.
Mas agora pesquisadores descobriram que mulheres ocidentais acham as cicatrizes atraentes e podem associá-las a bravura e saúde.
Uma das descobertas foi que os homens acham atraentes as mulheres que tem ou não cicatrizes.
Os voluntários da pesquisa olharam fotos de homens e mulheres com cicatrizes faciais causadas por ferimentos ou doença. Em seguida respondiam quão atraentes achavam que aquelas pessoas seriam para uma relação de curta e de longa duração.
Segundo os cientistas, talvez as mulheres pensem que os homens com cicatrizes são melhores para relações de curta duração, pois elas podem ser um símbolo de masculinidade, uma característica ligada a níveis altos de testosterona e que indicam boas qualidades que podem ser transmitidas para os filhos.
Homens sem cicatrizes podem parecer mais afáveis e, portanto mais adequados para relações de longa duração.
Estes resultados mostram que nós podemos ter mais características em comum com culturas orientais do que pensamos.


O rio que pega fogo fica na pequena cidade de São José do Rio Claro, no estado do Mato Grosso.
O rio onde o fenômeno acontece chama-se Rio Claro. A enorme quantidade de matéria orgânica da floresta que se deposita no fundo do rio entra em decomposição e produz metano que é liberado para a superfície em forma de bolhas.
Quando liberado de forma natural, o gás não representa perigo pois o processo é lento. Ao mexer no fundo do rio, pode-se liberar o gás mais rapidamente numa quantidade que torna possível “queimar” a superfície do rio.
Para quem não conhece a região o rio que pega fogo pode transformar um passeio numa aventura ou, até mesmo, num acidente, porque um desavisado ao atravessar o rio pode atear fogo acidentalmente.
O fenômeno que gera o fogo na superfície do rio é provocado pelo gás da decomposição de uma enorme quantidade de matéria orgânica da floresta que cai e se deposita no fundo do rio.
O gás (provavelmente metano) gerado é liberado lentamente produzindo bolhas na superfície do rio.
Quando se mexe no fundo do rio aumentando a produção de bolhas é possível colocar fogo no gás que queima enquanto houver mais gás aflorando
na superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário