domingo, 3 de abril de 2011

Proposta: O poder de transformação da leitura. Título: Ler também é um exercício


Ao lermos um livro adquirimos um vasto vocabulário, nos divertimos com a história e viciamos na leitura. Quanto mais lemos mais queremos ler. Deixamos de exercer várias atividades só para ler. O conhecimento alcançado em uma leitura dificilmente será perdido. É como dizia Einstein: ”A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original". A arte de saber é um dos únicos bens que outras pessoas não conseguem roubar de nós, pois não é um bem material.
Ler é um exercício, e quanto mais exercitamos a nossa leitura mais aptos para escrever e falar ficamos. Pesquisas feitas por mim indicam que a maior parte das pessoas que não gostam de ler é porque não desenvolveram a leitura durante a infância. Essas pessoas também dificilmente aprenderão a gostar da maravilhosa arte da leitura. Por esse e outros motivos acho que as escolas deveriam introduzir a leitura às crianças de maneira mais dinâmica, de modo que elas comecem a ler por gosto, por vontade própria e não por obrigação. Os pais também têm que participar diretamente com a escola nesse papel, incentivando os seus filhos desde pequenos  a ler.
O Brasil não é um país em que as pessoas têm o forte hábito de ler e um determinante obstáculo que propicia esse fato é a falta de bons escritores. Essa falha da literatura brasileira não pode continuar de tal forma: As pessoas que leem são obrigadas a esperar a tradução de livros estrangeiros para apreciarem uma boa obra literária.
As pessoas que não leem, mas que por ventura tiveram a oportunidade de ler esse texto não sabem o outro mundo que a leitura nos proporciona. Quem lê viaja sem sair do lugar e sonha sem estar dormindo, ou seja, faz o impossível.

Um comentário: